Apesar de amplamente divulgada a punição contra cobradores e motoristas de ônibus que usam cartões de isento ou de outras pessoas para ?embolsar? o dinheiro da passagem, o golpe continua sendo aplicado. Ontem, o departamento de fiscalização da Urbs flagrou o cobrador Djanir Ribeiro de Souza, 40, usando o cartão que ele disse ter encontrado na rua. Ele foi preso em flagrante por estelionato e levado ao 2.º Distrito Policial, quando liberou a catraca e pegou o dinheiro.
Djanir foi preso perto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC). Fiscais da Urbs estavam dentro do coletivo quando perceberam a estranha movimentação na roleta e viram o cobrador passar um cartão e receber o dinheiro. ?Eles estavam investigando a denúncia contra outro funcionário e flagraram Djanir?, disse o superintende do 2.º Distrito, Marco Furtado. Autuado em flagrante, Djanir alegou que achou o cartão na rua e que só tinha liberado a catraca duas vezes, ?embolsando? R$ 3,80. ?Trabalho há 18 anos na empresa e fiz isso num momento de bobeira?, disse ele.
A polícia pretende localizar a proprietária do cartão para checar se ela realmente o perdeu ou se era conivente com o cobrador.
Presos
De acordo com Hamilton Daeme, chefe do setor de fiscalização da Urbs, o sistema de cartões foi implantado em 2002 e até julho de 2006 os golpes resultavam apenas em multas para as empresas onde os cobradores e motoristas trabalham. ?A partir de julho de 2006, adotamos outra política. Os fiscais, quando percebem a irregularidade, avisam a Guarda Municipal que encaminha os funcionários à delegacia. Lá eles são autuados em flagrante por estelionato e cabe a empresa decidir se eles são demitidos ou não. As empresas também são multadas?, disse Daeme, lembrando que, de julho do ano passado até agora, 16 funcionários foram detidos. As últimas prisões aconteceram no dia 10 e 24 de abril.
Para coibir o crime, a Urbs conta com um sistema informatizado que percebe quando um cartão é usado muitas vezes em um mesmo dia. O relatório aponta o local onde provavelmente acontece a irregularidade e o ônibus, assim como o funcionário, passam a ser monitorados. A Urbs alerta que, no caso de perda ou furto do cartão, a pessoa deve solicitar outra via através do telefone 156, o que garante que o antigo cartão seja automaticamente cancelado. (PC)