Ao escoltarem oito presos até o Fórum de Piraquara, dois homens que exerciam função de policiais, na delegacia local, foram presos. Arlindo de Almeida Alves e Heverton Antônio Alves, conhecido como ?Pit?, foram autuados em flagrante por usurpação de função pública e porte ilegal de arma.
Segundo informações da assessoria do Ministério Público, havia um boato de que alguns presos seriam arrebatados por um grupo fortemente armado, durante a audiência realizada na tarde de quarta-feira, no Fórum da cidade. Para evitar a libertação dos presos, a juíza solicitou apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Assim que os presos chegaram, os dois homens, que faziam a escolta, foram revistados. Cada um, portava uma arma com numeração lixada. Os falsos policiais, que são conhecidos na gíria policial como ?bate-pau?, foram conduzidos ao Centro de Triagem II, em Piraquara, onde permanecem recolhidos.
O delegado Herthel Rehbein, que assumiu a delegacia de Piraquara há poucos dias, disse que não tinha conhecimento de que os homens estavam armados.