Portos Casela |
Armas e objetos roubados foram apreendidos. |
Sete homens e duas mulheres, suspeitos de participar do grupo responsável pelo assalto e morte do vendedor de balas e vinhos Valdicir Spiorin, 41 anos, foram detidos por investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), na manhã de ontem. Com o grupo foram recolhidas diversas mercadorias, entre aparelhos eletrônicos e roupas de procedência duvidosa, que também serão investigadas. Um revólver calibre 38 foi apreendido e passará por perícia. É a provável arma de usada para matar a vítima último dia 13 de dezembro.
Para a detenção do grupo foram designadas todas as equipes da DFR, sob o comando do delegado Rubens Recalcatti. O trabalho teve início no final da madrugada de ontem e se prolongou pela manhã. Foram vistoriadas diversas localidades nos bairros Pinheirinho, Umbará e Sítio Cercado. Por volta das 10h, os policiais entraram na delegacia com os integrantes do grupo que começariam a ser ouvidos. O delegado não quis adiantar nomes dos detidos.
Todos serão interrogados e, conforme Recalcatti, será apurada a participação de cada um deles no assassino de Valdicir. Ele fez "roleta russa" com a vítima e puxou o gatilho por cinco vezes, até disparar a arma e executar o comerciante com um balaço na nuca.
Morte
Por volta das 22h de terça-feira, a filha da vítima, de 17 anos, estava em frente ao sobrado, situado na Rua Francisco Dallalibera, em Santa Felicidade, conversando com amigos, quando cinco indivíduos se aproximaram e anunciaram o assalto. A garota e os amigos foram obrigados a entrar no sobrado, acompanhados dos marginais. Valdicir estava sentado em uma poltrona e sua esposa deitada na cama. As vítimas foram forçadas a se ajoelhar contra a parede do quarto, enquanto eram aterrorizadas
O vendedor repetia aos assaltantes que podiam levar o que quisessem da residência, mas eles continuavam a barbarizá-lo, fazendo roleta-russa. Entre um clique e outro do revólver, os bandidos ordenavam a entrega de dinheiro, até que ocorreu o disparo. O tiro acertou a nuca de Valdicir, que caiu sobre o amigo de sua filha.
Os assaltantes fugiram levando o Astra da família, que foi encontrado na manhã de quarta-feira na Rua Luiz Manzochi, Mercês. No porta-malas do carro estavam o televisor e um aparelho de som, esquecidos pelos assaltantes. Efetivamente, a ação criminosa resultou apenas no roubo de um celular, mas custou a vida do pai de família.