Uma quadrilha especializada em roubos e receptação de motocicletas, em Curitiba e Região Metropolitana, foi desmantelada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos. De acordo com a polícia, as motos roubadas e furtadas estavam sendo comerciadas na Central de Abastecimento (Ceasa), no Tatuquara, região sul da capital. Depois disso, as motocas eram levadas para fazendas, onde eram utilizadas, sem levantar suspeitas. Jocemar Pioto da Rosa, 36 anos, foi preso e autuado em flagrante por receptação. Roberto Vichimesk Marques conseguiu escapar e está sendo caçado.
O fazendeiro Valter Bergone também está sendo procurado.
O delegado Ronald de Jesus, da DFRV, informou que são registrados, em média, cinco roubos ou furtos de motocicletas, diariamente. "Nosso objetivo principal é combater os desmanches para diminuir este tipo de crime", salientou.
Na investigação, a polícia descobriu que grande parte das motos era comprada por Roberto Vichimesk Marques. "Este Roberto é motorista e trabalha para o Valter. Ele comprava as motocicletas aqui e levava para as fazendas, onde os veículos circulavam livres de fiscalização", comentou o delegado.
Recuperadas
Ronald informou que duas motocicletas, que haviam sido roubadas, foram recuperadas. Um dos veículos estava em uma fazenda, situada no quilômetro 158 da BR-277, no município de Porto Amazonas. A outra estava em uma propriedade em Fazenda Rio Grande. "Ambas as fazendas pertencem ao Valter Bergone. Temos informações de que ele levava as motocicletas para fazendas no Rio Grande do Sul também, mais precisamente para o município de Antônio Prado", salientou o delegado.
Ele disse que as investigações continuam no sentido de prender Valter Bergone e Roberto Vichimesk e de apurar o nome de outras pessoas envolvidas. "Este é apenas um braço da quadrilha. Na seqüência, deveremos identificar outros e efetuar mais prisões", disse o policial.