Desmantelada quadrilha de Ortigueira

Doze pessoas – acusadas de integrar a quadrilha que deixou a cidade de Ortigueira em pânico, na última sexta-feira, foram apresentadas ontem à imprensa. Com o grupo, a polícia apreendeu diversos armamentos, entre eles uma escopeta calibre 12, três espigardas (calibres 32, 22 e 36), quatro revólveres calibre 38, três pistolas calibre 38 e uma nove milímetros. Ainda foram recuperados R$ 78 mil. Grande parte do dinheiro ainda estava em malotes do Banco do Brasil – um dos bancos roubados na ação. Quatro pessoas ainda estão foragidas e não tiveram seus nomes divulgados.  

Logo após o roubo, que durou meia hora, mais de 200 policiais civis e militares cercaram toda a região. No mesmo dia, a polícia prendeu o taxista José Maria Lopes, 58 anos, que estava levando lanches e água para os integrantes do grupo. ?Ele também ajudou na logística da fuga?, contou o delegado Sérgio Luiz Barroso, chefe da 10.ª Subdivisão da Polícia Civil.

Por volta das 21h de sábado, dois quadrilheiros que estavam com R$ 14 mil foram presos num posto de combustíveis nas proximidades de Ortigueira e confessaram que iriam resgatar outros dois comparsas. ?Conseguimos os mandados de prisão e fomos cumprindo. Prendemos quase todos?, disse.

Barroso suspeita que as fardas usadas pelo grupo podem ter sido fornecidas por Oscar Rodrigues dos Santos, 45 anos, que é ex-policial militar, e trabalhava como taxista. ?Não descartamos a hipótese de ter outros policiais envolvidos, inclusive da ativa?, informou o delegado. ?Não descartamos nada. Até é bem comum ter funcionários envolvidos neste tipo de ação, principalmente atuando no planejamento?, informou.

Ele disse que o adolescente de 17 anos, que foi apreendido, participou diretamente da ação e já tinha diversas infrações em Londrina. ?Eles planejaram a ação em detalhes, usando taxistas que serviam de apoio. Porém, ficaram isolados?, contou.

Roubo

Vestindo fardas da Polícia Militar, os quadrilheiros atacaram o destacamento da Polícia Militar de Ortigueira, às 10h30 de sexta-feira, e renderam três PMs e o prefeito da cidade, Geraldo Magela do Nascimento, que conversava com os policiais. Na seqüência, invadiram a delegacia, roubaram três bancos, a agência de correios e a única casa lotérica da cidade, que possui 25 mil habitantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo