Recuperado um Palio que
estava sendo desmanchado.

Um Fiat Palio parcialmente desmanchado e diversas peças de outros veículos foram localizadas por investigadores da delegacia de Pinhais, em uma residência na Rua Guatemala, Vila Varginha. Essa apreensão resultou na descoberta de um esquema de roubo, furto e receptação de veículos e na prisão de Rafael Richa Kuiava, 31 anos, e indiciamento de mais quatro pessoas. O único preso alega inocência.

De acordo com o delegado Gerson Machado, denúncias anônimas levaram a polícia até a residência. Lá, foram encontrados o Palio placa MAM-5303 (SC) – sem a parte frontal, além de pneus -; porta e painel do Celta placa BBN-4546 (SP), mais o manual do Celta branco, placa ALP-2912 (PR). O Palio foi furtado em 19 de setembro no Jardim Social, em Curitiba; o Celta é veículo sinistrado comprado junto a uma empresa e o Celta branco foi furtado em 23 de julho, na Rua Padre Germano Mayer, Hugo Lange. Diante de tais evidências, a polícia acredita na existência de um esquema de roubo e furto de carros em Curitiba e compra de sinistrados para a montagem de “novos” carros ou dublês para serem revendidos em Joinville (SC).

Investigação

Os investigadores descobriram que Rafael foi o responsável pela locação da casa em Pinhais, utilizada como depósito ou desmanche de veículos. A locação tinha contrato pelo prazo de seis meses. As evidências fizeram com que o delegado, inicialmente, indiciasse Rafael em inquérito policial por receptação de veículo furtado ou roubado.

De acordo com Machado, as investigações continuaram e foi descoberto que Rafael estava comprando veículos sinistrados de uma empresa que os adquire de seguradoras. Posteriormente, chegavam até Rafael veículos roubados ou furtados com as mesmas características dos sinistrados. Assim, os sinistrados eram remontados a partir das peças dos veículos roubados ou furtados. Essa prática fez o delegado solicitar a prisão preventiva de Rafael, cumprida na última segunda-feira.

As investigações ainda apontaram a participação de Danilo Torres, 21 anos; Joaquim Cândido Bezerra Júnior, 28 (proprietários da oficina utilizada para o reparo dos carros); Marcelo Nejm Freitas, 40, e Valter Rogério Rodrigues. Através de carta precatória, o policial vai indiciar também Luiz Mordidni, apontado como dono de uma loja de revenda de veículos em Joinville (SC), local onde eram comercializados os veículos remontados em Curitiba.

O delegado fez questão de ressaltar a importância de uma maior vigilância junto a empresas que trabalham com carros salvados para evitar a proliferação desse tipo de crime. Além disso, Machado contou que o detido estava prestes a entrar na Escola da Polícia Civil por ter sido aprovado no último concurso da instituição. Devido à prisão, o delegado comunicou o fato à Corregedoria da Polícia Civil para que Rafael seja desclassificado.

continua após a publicidade

continua após a publicidade