A Polícia Militar cumpriu, na manhã desta sexta-feira (21), em Matinhos, 12 mandados de busca e apreensão em casas de suspeitos de tráfico de drogas e prendeu três pessoas. Esta é mais uma entre as ações policiais realizadas no início da Operação Viva o Verão para evitar a entrada e a distribuição de entorpecente na temporada. As ordens judiciais foram cumpridas nos bairros Sertãozinho, Tabuleiro e Vila Nova. Foram apreendidos maconha e crack e também encontrados produtos que não tinham nota fiscal, e que podem ter sido usados como moeda na compra de droga.

continua após a publicidade

De acordo com o capitão Sérgio Almir Teixeira, que comanda as ações da Polícia Militar em Matinhos, na Operação Viva o Verão, o combate ao tráfico está sendo feito também com apreensões de pequenas quantidades de droga. ?Muitas vezes os traficantes guardam a droga em quantidades menores, mas isso não descaracteriza um flagrante por tráfico de drogas?, explicou. Conforme o oficial, uma das formas de a polícia localizar a droga nas casas é com a ajuda de cães, como ocorreu no cumprimento dos mandados em Matinhos. ?Esse tipo de operação vai acontecer em outras cidades do litoral?, afirmou.

Os cães de faro de drogas do Canil Central da Companhia de Polícia de Choque estão se revezando em operações de combate ao tráfico de drogas. A cachorra Beta foi responsável por encontrar a droga nas casas onde foram cumpridos mandados no bairro Tabuleiro. A labrador preta, de cerca de 3 anos de idade, localizou parte da droga dentro de um armário num dos quartos da casa. Outra parte estava num guarda-roupa e também foi achada por Beta. ?O faro do animal é muito importante neste tipo de busca?, avaliou Teixeira.

181 NARCODENÚNCIA 

Teixeira explicou que os mandados foram solicitados a partir das informações recebidas pelo número 181 Narcodenúncia. ?Esta é uma ferramenta colocada à disposição da população para auxiliar as autoridades da área da segurança pública a combater o tráfico de drogas?, comentou o oficial. ?Com uma simples ligação telefônica e com a garantia do sigilo das informações repassadas temos atuado em conjunto com a comunidade?, disse ele. A ligação é de graça e pode ser feita de telefone fixo, celular ou público. Quem denuncia não é identificado.

continua após a publicidade