Um forte esquema de tráfico e distribuição de drogas em Curitiba foi desarticulado pela Polícia Militar, ontem, graças a uma denúncia anônima. PMs que integram a Força Samurai apreenderam 28,8 quilos de crack, avaliados em R$ 280 mil, no Bairro Alto. Esta seria a maior apreensão da droga já acontecida em Curitiba.
A ação resultou na prisão de três pessoas, entre elas Anderson Teodoro da Silva, 29 anos, apontado como um dos fortes traficantes da capital. Ele estava em liberdade condicional e responde por crimes de homicídio, tentativa de homicídio e assalto. Também foi presa a mulher dele, Margarete Leschzesczen, 38, e Márcio Aparecido Martins, 23.
De acordo com o tenente Marcel Rocha, a denúncia apontou que havia drogas no Gol prata placa AED-3189. Por volta das 13h, policiais da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), encontraram o veículo trafegando pelo Bairro Alto e o interceptaram. Dentro havia 5,3 quilos de crack guardados em sacos de lixo.
O condutor, Márcio Aparecido, revelou que havia apanhado a droga em uma casa na Rua Eduardo Mendes Gonçalves. No momento da prisão deu um nome falso à polícia, apresentando documentos com outra identidade, para evitar que descobrissem sua condição de foragido da Colônia Penal Agrícola. Mas a farsa foi descoberta e ele autuado em flagrante.
Mais crack
Quando os policiais chegaram perto da casa indicada, encontraram Anderson no portão e o prenderam. No interior da moradia foram encontrados mais 23,8 quilos de crack, bem como jóias, relógios, certa quantia em dinheiro, um revólver calibre 38 e uma balança de precisão.
A mulher dele – Margarete Leschzesczen – que é proprietária da casa, tentou se isentar de culpa, dizendo que havia saído pela manhã e ao retornar o crack já estava lá, escondido em vários cômodos.
Anderson também quis inocentá-la assegurando que a droga pertencia só a ele, porém a desculpa não convenceu a polícia e ela também foi autuada em flagrante. “Estamos juntos a um ano e não sabia que ele era traficante”, contou Margarete.
Na casa foi encontrado ainda um veículo Uno, que está com placa “fria” AMU-5312, furtado no dia 9 do mês passado, no Rebouças. O cadastro do Detran indica que a placa do carro pertence a uma motocicleta de Santa Catarina, também furtada. Desde o início da operação Força Samurai, em 30 de junho, a polícia apreendeu em todo o Paraná cerca de 50 quilos de crack, entre outras drogas.