Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), núcleo de Curitiba, realizaram, no fim de semana, operação de prevenção e orientação sobre o tráfico de drogas, na Ilha do Mel. De acordo com o delegado-adjunto da Denarc, Renato Bastos Figueroa, 12 policiais ficaram no trapiche de desembarque da ilha.
Durante a ação foi distribuído material educativo de conscientização das drogas, e cão farejador treinado foi usado para identificar qualquer tipo de droga nas bagagens.
No desembarque, os turistas e moradores da região, colocavam todas as malas no chão para que o cachorro pudessem fazer o trabalho de reconhecimento de drogas. Quando o animal farejava algum entorpecente, ficava muito agitado e os policiais abriam a bagagem para verificação.
Segundo o delegado Kleudson Moreira Tavares, chefe do Núcleo Metropolitano da Denarc e comandante da operação, a ação teve o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso de drogas.
Faro
O animal usado para farejar a bagagem era uma cadela labradora. Segundo o policial Celso Diniz, responsável pelo adestramento, o treino do animal começou há três anos na Denarc.
“Para fazer o preparo dela para essa ação, usamos o cheiro da droga como brincadeira. Quando ela acha algum entorpecente, fica agitada porque quer brincar”, explicou.