Nove pessoas acusadas de tráfico de drogas foram presas em duas ações realizadas por policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) no centro de Curitiba e em Colombo. Quatro pessoas foram detidas na noite de quarta-feira durante investigação que tinha como objetivo combater o tráfico de drogas entre as ruas Cruz Machado e Saldanha Marinho. As outras cinco pessoas fora presas em uma residência em Colombo na quinta-feira, onde foram encontrados 10,5 quilos de crack, meio quilo de maconha, uma pistola calibre 45 e R$ 8 mil em dinheiro.
As prisões realizadas em Colombo foram resultado de uma investigação que iniciou há cerca de três meses, quando dois dos detidos – Ednei César Santos, 25, e Elias Antonio da Silva, 33, passaram a ser investigados por serem um dos líderes do tráfico de drogas em Colombo. Junto com eles foram presos Adriana Ferraz Muller, 18, Marcelo dos Santos Prestes, 29, e Sérgio Machado, de 25 anos. De acordo com o delegado da Denarc, Renato Bastos Figueiroa, Santos e Silva tinham acabado de receber cerca de 11 quilos da droga, a qual os outros três suspeitos presos haviam acabado de trazer de Foz do Iguaçu em um Fiat Stilo que também foi apreendido.
A quantia de R$ 8 foi encontrada na bolsa de Adriana e a droga em uma mochila dentro da residência. “Na droga estava escrito o apelido de Elias Antonio da Silva, o qual pode estar usando nome falso”, relatou o delegado. Ele ainda explicou que no carro onde estavam Adriana, Santos e Machado, havia uma criança de sete anos, que é sobrinha de Machado, o qual possui mandado de prisão por Foz do Iguaçu. “Há a desconfiança de que o trio costumava viajar com a criança para não despertar a atenção da polícia na estrada”.
As investigações quanto às prisões realizadas no centro de Curitiba iniciaram depois que investigadores da Denarc flagraram usuários e traficantes e registraram a situação em vídeo. Na ação policial realizada na quarta-feira (16) entre as ruas Cruz Machado e Saldanha Marinho, 12 pessoas foram conduzidas para a delegacia, oito assinaram termo circunstanciado por posse e uso de substância entorpecente e foram liberadas e quatro foram autuadas em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas, entre eles Michael Donald Guimarães, 22 anos, Caroline Letícia de Faria Pereira, 18, Josias Henrique Gonçalves Fagundes, 21 e César Silo Vidal, 23. Com eles foram apreendidas uma bucha de cocaína e aproximadamente 20 pedras de crack.
Os presos foram conduzidos para o Centro de Triagem I e II e estão detidos à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar mais envolvidos no tráfico de drogas na região central de Curitiba e também para apurar o destino da droga apreendida em Colombo.