Mais de 52 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos pelos policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Cascavel, no fim da tarde de quinta-feira, na cidade de Brilhante (MS).
A droga, avaliada em mais de R$ 3 milhões, estava escondida num compartimento da carreta placas BBQ 2020, de São Paulo, conduzida por José Caldeira do Santos, 57 anos, que foi preso. Segundo a polícia, esta é a maior apreensão feita pela Denarc desde a sua criação, em 2000.
Segundo a polícia, os 52,3 quilos de pasta base de cocaína seriam transformados em quase meia tonelada da droga para distribuição. As investigações começaram há três meses, a partir de Guaíra, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e se concentraram na divisa dos estados do Paraná com Mato Grosso do Sul, onde o tráfico é intenso.
Com base em informações de que a droga estaria em Brilhante, os policiais civis se deslocaram até o município e, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, localizaram a carreta que transportava a droga.
O coordenador do Gaeco de Guairá, Marcos Cristiano Andrade, confirmou que esta é uma das maiores apreensões de pasta base feitas no País este ano. O motorista foi autuado em flagrante e está preso na delegacia de Brilhante, de onde deverá ser removido nos próximos dias para Guaíra, juntamente com a droga.