Delegados terão formação em gestão de segurança

Cerca de 112 delegados de 4ª, 3ª e 2ª classes do estado participarão de um curso de pós-graduação em Gestão de Segurança Pública, promovido pela Escola Superior de Polícia Civil e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). As aulas começam na segunda-feira (01), mas uma aula magna foi ministrada nesta sexta-feira (29) pelo professor José Pio Martins, vice-reitor da Universidade Positivo, sobre A Segurança Pública na Contemporaneidade, na Universidade Positivo.

“É fundamental que os delegados recebam este tipo de treinamento para cada vez mais aperfeiçoarem a forma de atuação. É prioridade deste governo fornecer cursos de capacitação, formação e aperfeiçoamento para os policiais, tanto que, desde 2003 até 2008 foram ofertadas oitenta mil vagas em treinamentos para eles”, disse o secretário Delazari.

De acordo com o coordenador do curso, professor Gilmar Silva de Andrade, a idéia é trazer informações técnicas sobre gestão. “A Escola quer trazer mais conhecimentos de como fazer gestão envolvendo desde uma operação nas ruas, passando por uma gestão da delegacia até a formação de políticas públicas para a região onde o delegado atua”, explicou.

O programa divide-se em três áreas. Processo Administrativo, Gerência Policial e Curso Superior de Polícia em Gestão Estratégica, além da realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com um total previsto de 450 horas-aula. “Quem participar das três áreas e concluir o TCC recebe o diploma de pós-graduado. Caso o delegado opte por realizar somente uma das áreas, isto já vai contar pontos para que no futuro receba uma promoção”, explicou o diretor da Escola, delegado Newton Rocha.

A novidade desta pós-graduação é que não será realizada somente na sede da ESPC em Curitiba. No dia 15 de junho inicia o treinamento em Londrina, pela Universidade Estadual de Londrina. Em Cascavel, o curso inicia no dia 22 de junho, na Unioeste.

“A ideia agora é ofertarmos este curso anualmente para formarmos uma polícia contemporânea”, disse o diretor. A primeira vez que a pós-graduação foi promovida pela ESPC foi em 2005. Na época, a ESPC era a primeira escola de polícia do Brasil com autonomia para treinar e certificar um curso de pós-graduação sem o apoio de universidades para especializar seus policiais. A Escola foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna