A atuação do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) e as ferramentas que a Polícia Civil dispõe para a solução de crimes na internet foram alguns dos assuntos abordados em rede nacional no último sábado (12), pelo delegado-chefe do Nuciber, Demétrius Gonzaga de Oliveira. O delegado foi um dos convidados da última edição do programa Altas Horas, da Rede Globo de Televisão. O convite ao chefe do Nuciber reconhece o trabalho do núcleo como uma referência na área, em todo o País.
Dentre os temas analisados durante o programa, Demétrius Oliveira falou sobre a divulgação indevida de fotografias de famosos na internet. Apesar de estar se tornando cada vez mais comum esse tipo de crime, o delegado afirma que atualmente não é impossível encontrar os criminosos. “Essas conexões todas deixam rastros”, conclui.
Na ocasião ele revelou que cerca de 65% dos casos que chegam ao Nuciber são relativos a desvio de dinheiro de conta corrente. “Os crimes contra o patrimônio continuam sendo os principais e em segundo lugar os crimes contra a honra, falsa identidade, calunia, injuria, difamação”, disse.