Um homem acusado de ser o líder de uma quadrilha que roubava cargas em Curitiba e Região Metropolitana foi preso na terça-feira por investigadores da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC).
Depois de receber uma denúncia anônima, os policiais encontraram Adenilson Verci Marcondes, 33 anos, na Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, no Santa Cândida. Ele conduzia um Vectra preto fosco que foi roubado no início do ano e estava com as placas clonadas.
“Este veículo foi citado por várias vítimas de roubo de cargas variadas, mas cada vez usava uma placa diferente. Eles trocavam as placas para despistar”, explica o delegado Cassiano Aufiero, titular da DEDC.
No porta-malas do veículo foram apreendidas várias caixas de cigarros, que foram roubadas horas antes em Pinhais. Adenilson foi reconhecido pelas vítimas como um dos assaltantes, mas negou envolvimento no crime. Ele será submetido a reconhecimento de outras 15 vítimas de roubo de carga que citaram o Vectra como o veículo que deu fuga aos assaltantes.
Ele apresentou documentos falsos para a polícia, e por este motivo também foi autuado por falsidade ideológica. Contra ele ainda vigorava um mandado de prisão por homicídio, expedido em Guarapuava. Ele cumpria pena por roubo no município e fugiu da carceragem.
As investigações prosseguem para que sejam identificados os outros dois que participavam dos roubos. Segundo o delegado, as informações iniciais apontam que Adenilson é o líder da quadrilha.