“A esquina da Rua Simão Bolívar com a Rua Mauá, no Alto da Glória, virou uma “cracolândia’. Os moradores dali não aguentam mais conviver com drogados em dias de jogos. E atenção, quem vende bebidas, também faz o serviço completo”.
A denúncia chegou por e-mail ao Paraná Online, junto com outras, de leitores que se dizem desesperados com o uso de drogas em frente às suas residências, nos mais diferentes pontos da cidade.
Isso demonstra que a parceria proposta pelo coronel Jorge Costa Filho, comandante do Policiamento da Capital, da Polícia Militar, envolvendo a comunidade e a imprensa para combater o tráfico pode surtir bons resultados.
Não há condições de a PM colocar um policial em cada esquina, mas ela pode mapear onde o comércio de drogas é mais intenso e intensificar ações. Para isso, é necessário o engajamento dos moradores que, por conhecerem os frequentadores da região, podem apontar quem são os traficantes.
A proposta do coronel Costa Filho é que as pessoas tentem fotografar ou filmar o comércio de drogas, de forma a documentar o crime. Isso posteriormente serve de prova contra o traficante. As denúncias serão mantidas em sigilo e podem ser encaminhadas ao Paraná Online, que as enviará à polícia.