A Copel está na caça aos “gatos” e outros tipos de fraudes em fiação elétrica, que prejudicam os consumidores que pagam as contas em dia. O furto de energia, segundo a empresa, sobrecarrega a rede e prejudica o fornecimento, além de poder causar acidentes fatais. Na capital, a cada três locais vistoriados, uma fraude é identificada. Só no primeiro semestre, foram 1.901 autuações na capital. Em todo o Paraná 5.889 fraudes foram constatadas no período. A população pode fazer denúncias pelo telefone 0800-51-00-116.

continua após a publicidade

Prevenção

Nesta semana, voluntários da Copel vão às ruas para divulgar orientações sobre o uso seguro da energia elétrica, sob a coordenação da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Com o slogan “Segurança Escolha a vida”, a campanha quer prevenir os acidentes com choques na construção civil, área rural, poda de árvores, furto de energia, instalação de antenas e cuidado com as pipas. As taxas de frequência e gravidade dos acidentes diminuem cerca de 4% a cada ano, no
Brasil.

continua após a publicidade