Cope prende homem que lesava aposentados

Uma quadrilha que lesava aposentados, começou a ser desmantelada, no início da semana, por policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

O golpe consistia em fazer empréstimos bancários e cartões de crédito, com o nome das vítimas. Foram apreendidas fichas com dados de mais de mil aposentados, além de carteiras de identidade e comprovantes de residências falsos, extratos do INSS, fichas em branco para solicitar financiamentos e um computador com programas para falsificar documentos.

João Luiz Freitas Ribeiro, 27 anos, foi preso em uma casa em São José dos Pinhais. Cícero de Oliveira Teixeira, 29 anos, que também reside junto com João, conseguiu escapar e está sendo procurado pela polícia.

O delegado Renato Bastos Figueiroa, do Cope, informou que a quadrilha possui mais três integrantes, que ainda não foram identificados, mas de quem a polícia já possui as fotografias, que foram aplicadas em carteiras de identidades falsas. ?Com a divulgação das imagens, acreditamos que iremos identificá-los e prendê-los rapidamente?, disse o delegado.

Golpe

De acordo com o delegado, os quadrilheiros conseguiam o nome e o CPF dos aposentados. Com os dados em mãos, eles entraram no site do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e verificavam se a pessoa tinha o direito de fazer empréstimo com desconto diretamente no pagamento do benefício. ?Como a primeira parcela só é lançada 40 dias depois, a vítima demorava para descobrir que havia sido lesada?, explicou o delegado.

Renato disse que, assim que o benefício era liberado, a pessoa retirava o dinheiro com a identidade falsificada.

?Os valores dos empréstimos variavam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00?, disse. O delegado apurou que os golpistas agiam há um ano, mas não soube estimar o valor total do golpe.

Investigações

A quadrilha foi descoberta durante outra investigação, que apurava um golpe contra o INSS. ?Percebemos uma ramificação do grupo e chegamos a esta quadrilha?, afirmou o delegado. Às 17h de segunda-feira, os policiais efetuaram a prisão de João Luiz. Ele irá responder por falsificação de documento público, receptação e falsificação de documentos. Segundo a polícia, João já tem passagem por ameaça, apropriação indébita, estelionato, falsificação de documento públicos e uso de documento falso.

O delegado disse que ainda falta apurar como os quadrilheiros descobriam o nome e o CPF dos aposentados. Ele solicitou às pessoas que tenham qualquer informação que possa ajudar na localização dos acusados que entrem em contato pelo telefone (41) 3284-6562.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo