Conselhos de segurança promovem encontro

Aproximadamente 500 pessoas se reuniram nesta sexta-feira (27), em Curitiba, no primeiro dia do “Encontro Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) 2013 – Construindo uma Segurança Cidadã”. Participam representantes de Consegs de todo o Estado e de prefeituras, policiais civis e militares e apoiadores dos conselhos.

Organizado pela Coordenação Estadual dos Consegs (Ceconseg), em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), o evento segue até sábado (28) e visa desenvolver o projeto da metodologia dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, explica que o encontro dos Consegs serve para fortalecer os laços entre a polícia e a população. “A polícia do Paraná tem buscado a participação cada vez maior da comunidade, de modo a torná-la parte do processo, construindo pontes de entendimento entre as pessoas e as entidades governamentais”, diz.

O comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, falou sobre a importância da parceria dos conselhos com a polícia. “Os Conselhos de Segurança são fundamentais para a polícia comunitária, que integra as ações da polícia com a comunidade e mobiliza a população na busca da solução de seus próprios problemas. Isso aumenta a qualidade de vida das pessoas na questão da segurança pública”, afirma.

O delegado-chefe da Divisão Policial da Capital, Walter Baruffi Junior – que representou o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, no evento – disse que a polícia só consegue ser efetiva com o apoio da população. “Ressalto a importância dos Consegs, pois não existe hoje uma polícia sozinha. A polícia tem que estar cada vez mais com a sociedade, que é representada muito bem pelos Conselhos. É muito importante esta participação porque auxilia as polícias”, explica.

Segundo a coordenadora estadual dos Consegs, Michelle Cabral, nos dois dias do evento o objetivo é reunir os representantes para a troca de experiências e para que haja interação e conhecimento do que cada Conseg vem fazendo para melhorar a segurança.“Nós estamos focando na importância de elaborar projetos e programações de ações junto à comunidade, além de formas de segurança”, ressalta.

A representante do Conselho de segurança comunitária do bairro Jardim Botânico, Fátima Maia, falou sobre a importância do evento para a troca de experiências. “As minhas expectativas são as melhores. Cada Conseg tem características diferentes e tenho certezas que, em função disso, vou levar daqui um grande aprendizado”.

A representante de Apucarana, Ana Maria Schimidt, veio à Curitiba com outras cinco pessoas que fazem parte do conselho. “Eu espero que este encontro seja tão proveitoso quanto o passado. A expectativa é estipular metas para serem desenvolvidas nos municípios. É extremamente importante trocar experiências e apontar dificuldades”, afirma ela.

No Paraná existem 242 conselhos comunitários de segurança. Desde 2011 foram criados mais 30 e outros 55 foram reativados. O trabalho dos Consegs é garantir um espaço para as comunidades buscarem estratégias e ações para reduzir os problemas de segurança pública juntamente com as polícias.

O representante do Conseg do bairro Juvevê, em Curitiba, César Pereira, explica que os encontros possibilitam encontrar soluções para os problemas de segurança local, juntamente com os órgãos responsáveis. “Existe a expectativa de uma pauta de reivindicações relativas à segurança. Uma das ações dos Consegs é a ,interação entre a comunidade e os órgãos de segurança e deve colocar os cidadãos em contato com as autoridades”. Explica.

Participaram do evento diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Douglas Sabatini Dabul, o diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, tenente-coronel Heraldo Régis Bório da Silva, o representante da Divisão Policial do Interior, Getúlio de Morais Vargas, a assessora da superintendência do Sesi, Caroline Arns Arruda, e o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Claudio Frederico de Carvalho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna