A empresa Top Avestruz está impedida de funcionar. O proprietário, Onaireves Nilo Rolim de Moura, foi notificado da liminar concedida pela 28.ª Vara Cível de São Paulo, na ação impetrada pelo Ministério Público paulista e paranaense. O motivo do impedimento, segundo o MP, foi a falta de autorização da Comissão de Valores mobiliários para a captação de recursos públicos.
O MP do Paraná também alega que Moura não poderia ser proprietário da empresa, já que a Mouraço Indústria e Comércio de Ferro Ltda., da qual também é dono, com sede em Curitiba, já havia sofrido processo de falência. Corre ainda o processo de investigação, instaurado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Consumidor, em conjunto com o Centro de Apoio Falimentar.
Segundo divulgado pelo MP, a Top Avestruz está proibida "de comercializar aves, de divulgar o negócio, de fazer captação de dinheiro público e qualquer outro ato negocial, ficando interditada de tais práticas em seus escritórios, sob pena de multa diária de R$ 500 mil".