Medo

Clima de violência atinge escolas da região de chacina

A chacina que deixou oito mortos e dois feridos no último sábado (3), nas vilas Icaraí e União, no Uberaba, teve reflexos também no Cajuru, bairro que faz divisa com o local da tragédia.

Apreensivos com o clima de violência que predomina no local, alunos pararam de freqüentar as aulas do período noturno em escolas da região desde segunda-feira (5).

Devido à falta dos estudantes, as aulas à noite foram suspensas nos colégios estaduais Santa Rosa e Prof Nilo Brandão e nas escolas municipais Michel Cury, Maria Marli Piovesan e Rachel Mader.

Com a prisão de quatro suspeitos de participação na chacina, anunciada nesta sexta-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, a expectativa é que os estudantes voltem a freqüentar as aulas normalmente a partir da próxima semana.

O diretor-auxiliar do Colégio Estadual Santa Rosa, Luiz Carlos Galdino, afirma que cerca de 40% dos alunos moram na região da Vila Icaraí e aproximadamente 80% não estão comparecendo.

A falta em massa obriga a escola a suspender as aulas. “Eles não vêm à escola por medo do trajeto que tem que ser percorrido. Alguns pais estiveram aqui reiterando e apoiando a decisão de não comparecer às aulas”, conta.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação, o Núcleo Regional de Curitiba ainda não definiu os critérios para a reposição. A Secretaria Municipal de Educação, por meio da assessoria de imprensa, afirma que 66 alunos das três escolas municipais estão sendo prejudicados. Também não foi definido como será feita a reposição do conteúdo perdido durante a semana.