Cinquenta presos do 9.º distrito são transferidos

Cerca de 50 presos que estavam na carceragem do 9.º Distrito Policial (Santa Quitéria), foram transferidos para o Centro de Triagem II, em Piraquara, na manhã de ontem. A custódia dos detidos, que estava com a Polícia Civil, passou para ser responsabilidade da Secretaria da Justiça. A transferência aconteceu em função da rebelião, seguida da fuga de nove presos pelo telhado do distrito, no início da noite de segunda-feira. Cinco foram recapturados horas depois e quatro continuam foragidos.

De acordo com a polícia, antes da fuga, 74 homens ocupavam as quatro celas da carceragem, que têm capacidade apenas para 16. Os presos estavam insatisfeitos com a superlotação e há cerca de uma semana ameaçavam evasão. A rebelião e fuga resultaram em três celas completamente danificadas, com buracos nas paredes. Os fugitivos pularam pelo telhado e ganharam com facilidade o terreno baldio ao lado do distrito.

Ontem, policiais que trabalham no distrito voltaram a reclamar da estrutura precária do prédio. O muro dos fundos, por exemplo, está prestes a cair. Segundo os investigadores, reformas das celas danificadas na fuga começaram durante a tarde.