O 12.º Batalhão da Polícia Militar realizou na tarde desta quinta-feira (05) uma operação de ocupação temporária da Vila Torres, Prado Velho. Apesar das ocorrências de apedrejamentos, confrontos, protestos e mortes na vila, na segunda e terça-feira, o major Iberacy Pontes, subcomandante do Batalhão, garantiu que a ação não tem relação com estas recentes ocorrências e que o objetivo era combater o tráfico de drogas.
Também afirmou que não foi em razão da Copa e que a operação já estava programada há vários dias. No entanto, afirmou o major, a presença da polícia deverá ser mais constante na vila e seus arredores, para dar ao turista a sensação de segurança durante o Mundial.
Bares, pedestres e carros foram revistados. Cerca de 80 policiais atuaram na operação, que resultou em cinco pessoas detidas, quatro por tráfico de drogas e uma por desacato. Entre os traficantes havia um garoto, de 15 anos, encaminhado à Delegacia do Adolescente.
Os outros foram levados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), com as 90 pedras de crack e algumas buchas de maconha apreendidas. Um veículo roubado foi recuperado e outro apreendido por falta de pagamento de impostos e porque o motorista não tinha carteira de habilitação.
Reação
Moradores da Vila Torres reagiram de maneiras diferentes à ocupação. Apesar de assustados, os moradores de bem acharam ótima a entrada da polícia. Uma entregadora dos Correios relatou que todos os dias tem tiroteio na vila e às vezes é difícil transitar pelo local. “A gente tem que ficar trancado em casa e também não pode passar para o lado de lá”, disse uma mulher que mora há 45 anos na vila, referindo-se à Rua Guabirotuba, que divide fisicamente as duas gangues existentes no local.
“A polícia devia ficar aqui dentro sempre, porque assim que eles virarem as costas os traficantes voltam às esquinas para vender droga. O tráfico está demais aqui dentro”, lamentou a mulher. Já outros moradores xingaram policiais e equipes de reportagem que acompanharam a ação.
A operação iniciou às 16h e terminou aproximadamente às 17h30. Depois da Vila Torres os policiais foram ao Parolin. Os resultados desta segunda operação devem ser divulgados hoje.
Esta operação foi coordenada com outra, iniciada pelo 17.º Batalhão às 13h de ontem em Araucária, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais e Campo Largo, denominada Blindagem. No entender da polícia, já que marginais poderiam tentarem fugir da operação na Vila Torres, o reforço de policiamento na região metropolitana teve o objetivo de barrar suspeitos em fuga.