Foto: Divulgação/Porto de Paranaguá

Polícia descobre mais de 50 toneladas de grãos e fertilizantes.

continua após a publicidade

Investigações conjuntas das polícias Civil e Militar resultaram, na tarde de ontem, na apreensão de mais de 50 toneladas de produtos agrícolas roubados, em Paranaguá. Os donos do barracão, onde estavam o milho, a soja, farelos e fertilizantes, não tinham como provar a origem da carga e foram presos e autuados por receptação de carga roubada e sonegação fiscal. Os nomes dos detidos, donos da empresa Akiffer, não foram divulgados.

A polícia apurou que a mercadoria foi furtada de caminhões que chegam e saem do Porto de Paranaguá. Segundo explicou o capitão Olavo Vianei Nunes, comandante da Polícia Portuária, desde o início do ano a polícia investigava o crime, popularmente conhecido como ?vazada?. Nesse delito, os ladrões, em bicicletas ou em motos, em geral adolescentes, perseguem caminhões até que diminuam a velocidade em sinaleiros ou lombadas. Então, sobem na carroceria e violam parte da proteção da carga, fazendo com que o produto comece a vazar pela estrada.

?Ensacadores?

Com medo de serem assaltados, muitos caminhoneiros seguem em frente, até um local seguro. Mas, nesse caminho, já perderam entre 500 quilos e três toneladas de produto. Aproveitadores, possivelmente combinados com os ?vazadores?, recolhem o material no asfalto. Teria sido dessa forma, segundo a polícia, que a mercadoria foi parar no barracão da Akiffer, no bairro Vila Costa Sul.

Toda a carga apreendida será guardada num armazém público do Porto de Paranaguá, até que seu destino seja definido pelo juiz da comarca. Policiais ambientais também foram chamados para verificar danos ao meio ambiente. Os fertilizantes derrubados nas estradas, por exemplo, podem contaminar rios e terrenos.

continua após a publicidade

O trabalho de separação, pesagem e transporte ao armazém do porto deve se estender até hoje. Estima-se que sejam necessários entre seis e sete caminhões bitrem, para carregar as mais de 50 toneladas de produtos furtados.