A atitude corajosa de um caminhoneiro fez com que a polícia de Ipiranga, situada a 40 quilômetros de Ponta Grossa, desmantelasse uma grande quadrilha de roubo de cargas que agia na região. Vilson Elias Dias, 35 anos; Eleandro Rodrigues Garcia, 22; Lorildo Kavalkievicz, 34; e José Ferreira dos Santos, 29, foram autuados em flagrante por roubo, formação de quadrilha e extorsão mediante seqüestro pelo delegado Vinícius Martins. Valdir Grzebielucha, 31, foi enquadrado por receptação. A polícia também deteve uma adolescente, 17 anos.
O motorista trafegava pela rodovia, que liga Ponta Grossa a Ipiranga, com o caminhão Mercedes-Benz placa ACM-3304 (PR), carregado com fumo, quando viu a adolescente na beira da estrada, pedindo carona. Ele parou e foi abordado por dois homens armados com um revólver e uma faca. Nas proximidades, um homem ocupando o Fiat Uno, cor verde, placa LMD-0501, de Jaguariaíva (PR), observava a ação dos assaltantes.
Os bandidos dominaram a vítima e tentaram colocá-la no assoalho do caminhão. Como não conseguiram, resolveram levar o caminhoneiro para o matagal próximo, onde o amarraram. Um dos acusados ficou vigiando a vítima, enquanto o caminhão era levado para outro local, para ser descarregado.
Assim que ficou sozinho com o assaltante, o motorista disse que as cordas estavam apertando muito seus pulsos e ele estava passando mal. Acreditando na vítima, o criminoso soltou o revólver e desamarrou os braços do motorista, que atacou o marginal e conseguiu tomar-lhe o revólver.
Prisões
De posse da arma, ele dominou o assaltante e o levou até o acostamento da rodovia, onde pediu ajuda para outros motoristas. A polícia foi acionada e Eleandro Rodrigues Garcia, 22, foi levado à delegacia. Ao ser interrogado, o rapaz contou que seu comparsa retornaria por volta das 17h àquele local. Na tentativa de capturar outros integrantes do grupo, policiais civis e militares foram até onde era o "cativeiro".
Às 15h, o Fiat Uno, ocupado por três homens, chegou ao local. Dois desceram e entraram no matagal, enquanto o motorista fez o retorno em direção a Ponta Grossa. Assim que José e Vilson se dirigiram ao matagal, depararam com os policiais. Vilson reagiu à prisão e um PM efetuou dois disparos. Um para o alto e outro na perna dele. Vilson foi conduzido ao Hospital de Ponta Grossa, onde permanecia internado até a tarde de ontem. José foi encaminhado à DP local. Em seguida, os policiais prenderam Lorildo, que conduzia o Fiat Uno.
Após as prisões, José, Eleandro e Lorildo confessaram que a carga estaria em uma chácara em Ponta Grossa, situada a 30 quilômetros de Ipiranga. "Fomos até o local e efetuamos a prisão de Valdir, que é proprietário da chácara", contou o superintendente da DP de Ipiranga, Carlos Vanderlei dos Santos.
O delegado Vinícius Martins disse que a menina foi apreendida em sua casa, em Ponta Grossa.