As ferragens das camas de concreto da carceragem da delegacia de São José dos Pinhais foram as ferramentas usadas por nove presos para conseguir arrebentar cadeados. Depois, eles serraram as grades do solário e ganharam as ruas. Entre os foragidos está Jeferson Luiz Gabardo, 25 anos, preso no começo do mês, junto com outros quatro integrantes da quadrilha acusada de roubar chácaras e torturar os moradores da zona rural do município.
De acordo com o chefe de investigação da delegacia, Altair Ferreira, a fuga aconteceu por volta da 1h30. Os sete presos que estavam em uma das celas destruíram uma das camas e abriram a porta que dá acesso ao corredor, onde estavam outros dois detentos. Os três policiais que estavam no plantão perceberam a fuga através do circuito interno de TV da delegacia, mas não conseguiram deter os fugitivos.
Presos
Segundo Ferreira, apesar de Jeferson estar solto, os moradores de chácaras podem ficar tranqüilos. ?Descobrimos que ele fugiu para o interior do Estado. Tanto a Polícia Civil quanto a Militar está a procura dele?, disse. Além de Jeferson, fugiram Daniel Borbela, 38 anos, preso por tráfico de drogas; Jair de Lima, 19, por tentativa de homicídio; Jeames de Moraes dos Santos, 26, por furto; Ricardo Bueno Machado, 23, por arrombamento de veículos; Ivanildo Inácio da Silva, 33, por furto de aparelho de som de carro; Edi Airton Borges, 23, porte ilegal de arma; Allison Valter Ferreira, 20, por receptação; e Carlos Henrique Campelo Vicente, 31, por tráfico de drogas.
A delegacia, segundo Ferreira, tem capacidade para 60 presos e, depois da fuga, abriga 80 homens.