A Polícia Civil de Paranaguá cumpriu, na tarde de ontem, quatro mandados de busca e apreensão, no centro histórico do município. Ao final das buscas, 16 pessoas foram levadas à delegacia para prestar depoimentos, mas ninguém foi preso.
Durante a operação, que durou quase três horas, foram vistoriadas duas casas, um pensionato e um hotel. Entre os itens encontrados, havia um cálice roubado de uma igreja católica.
De acordo com o delegado José Antônio Zuba de Oliva, a operação tinha o objetivo de combater o uso e o tráfico de entorpecentes. ?O trabalho foi realizado em razão do carnaval. Foi uma ação preventiva?, explicou. Segundo José, todas as pessoas levadas à delegacia são suspeitas de envolvimento com drogas.
Embora a polícia não tenha encontrado entorpecentes durante as buscas, foram apreendidos materiais que indicam possível ligação com o tráfico. ?Encontramos cachimbos de crack, papéis usados para embalar drogas, cartuchos de munição calibre 32, cartões de bancos que constam como furtados, caixa de balança de precisão?, disse o delegado.
Cálice
Também foram encontrados aparelhos televisores, máquinas de xerox e o cálice de ouro
e prata. ?No cálice há inscrições que serão analisadas por um bispo para levantarmos de qual igreja ele foi levado?, contou José Antônio. Em um dos quartos do pensionato, a polícia apreendeu 49 fotos pornográficas de mulheres, algumas adolescentes. ?Infelizmente, não identificamos o responsável pelas fotos?, lamentou.
A operação contou com o apoio de agentes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) e de policiais e cães farejadores do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).