Ao investigar o furto de um Passat alemão ocorrido em uma revenda de veículos, na Vila Hauer, policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) descobriram uma quadrilha de receptadores de carros roubados e furtados, que agia em Curitiba e Região Metropolitana. Dois carros roubados e um furtado foram recuperados. Reginaldo Franco de Morais, 28 anos; Valdir Antônio penteado, 32; e Luciano Frederico Mocelin, também de 28 anos, foram presos por receptação.
O delegado Itiro Hashitani, titular da DFRV, contou que a queixa de furto do Passat, placa CWD-7112, foi registrada no início do mês de abril. Naquela data, segundo a polícia, Reginaldo foi até a concessionária conduzindo o Astra placa AJJ-0051 e demonstrou interesse em trocar o veículo pelo Passat. Reginaldo pediu para experimentar o Passat, deixou o Astra como garantia e sumiu. "Ele deixou a chave com o vendedor e ainda pediu que cuidasse do carro, pois no interior haveria um notebook (computador portátil). Era mentira. Só fez isto para que o vendedor não desconfiasse", comentou o delegado.
"Bandeira"
Como Reginaldo não apareceu na loja, o proprietário procurou a delegacia. Lá, foi descoberto que o Astra tinha sido tomado em assalto este ano e que a placa original era AHL-0051. "No decorrer das investigações, recebemos uma denúncia de que havia um Passat alemão circulando pelas ruas da Vila Maria Antonieta, em Pinhais. Após uma semana de investigação, nossos investigadores encontraram o carro na última sexta-feira", contou Itiro. O veículo estava na casa de Reginaldo, na Rua Aristeu de Castro Fernandes.
Em seu interrogatório, Reginaldo disse ter comprado o Astra de Luciano, pelo valor de R$ 2 mil, e indicou a empresa Imperial Ford Monitoramento de Alarmes, no Bairro Alto, como lugar onde Luciano trabalhava. "Os policiais foram ao endereço indicado mas não encontraram Luciano. Porém, com o proprietário da empresa, Valdir Antônio Penteado, estava o Celta, com placa "fria" AKM-8610", relatou o delegado. Ele disse que o veículo foi tomado em assalto às 19h30 do último dia 24 de abril, na Avenida Erasto Gaetner, no Bacacheri, por dois homens armados com revólveres. Luciano foi preso quando chegava à empresa de Valdir para trabalhar, na segunda-feira.
Itiro solicitou às pessoas que tenham sido vítimas do grupo que entrem em contato com a DFRV pelo telefone 3329-6744.