Os quase cinco dias do carnaval de 2011 podem gerar um caos na carceragem de algumas delegacias de Curitiba. Entre as 19h de hoje e 14h de quarta-feira, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, os distritos e as especializadas estarão de portas fechadas para o público e todas as pessoas que forem detidas na capital serão encaminhadas aos dois centros integrados de Atendimento ao Cidadão (CIAC). Apenas nestes dois locais a população poderá registrar boletins de ocorrência.
Adolescentes apreendidos são levados à Delegacia do Adolescente e mulheres presas ao 9.º Distrito Policial. Detidos na região central serão entregues no CIAC-Centro, o 1.º Distrito Policial, na Rua André de Barros.
Deste local, nove presos fugiram em 17 de janeiro deste ano, outros cinco fugiram em dezembro de 2010 e, em outubro, mais nove ganharam as ruas. Muitos já foram recapturados. A delegacia permanece com uma média de 30 presos em uma cela onde deveriam ficar apenas seis e ainda provisoriamente.
Em qualquer outra parte da cidade que a polícia realizar prisões de homens, deverá encaminhá-los ao CIAC-Sul, que fica na Avenida Presidente Wenceslau Braz, no Portão.
A cada doze horas, equipes dos distritos se revezarão no plantão e, ao final do expediente, devem liberar a única cela disponível realizando a transferência dos presos ao 12.º Distrito. A delegacia, localizada em Santa Felicidade e comandada pelo delegado Artem Dach, possui atualmente na carceragem 150 presos em um espaço para 30.
Desta maneira, se a Polícia Militar prender duas quadrilhas com quatro presos cada, por exemplo, em uma manhã, as oito pessoas ficarão na cela do CIAC por 12 horas até serem levadas para o “caldeirão” do 12.º Distrito, prestes a explodir.
Plantão
Nos distritos, haverá plantão durante o carnaval para guarda dos presos. Nas delegacias especializadas as equipes de investigação estarão de plantão, mas não haverá atendimento ao público.