Um grave acidente no quilômetro 340 da BR-277, na altura do município de Guarapuava, região centro-sul do Paraná, resultou na interdição da pista em sentido duplo das 3h40 às 10h55 de ontem. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito teve que ser desviado para o centro da cidade, causando transtornos aos viajantes e moradores da região. O acidente envolveu um caminhão e um carro, deixando como saldo duas pessoas feridas com gravidade.
Ainda segundo a PRF, o caminhão Volkswagen de placa GVP-7585, do Paraná, conduzido por Anderson Miguel Cardoso, de 26 anos, tombou na pista por volta das três horas da madrugada. Ele saiu ileso do acidente. Mas o motorista Cleberson Nascimento de Lacerda, 23 anos, que conduzia o Corsa placa AKW-6252, também do Paraná, não conseguiu frear a tempo e colidiu com o caminhão. Na carona, Cleberson levava Áquila Pinto, de 26 anos, que também se feriu gravemente. Cleberson foi encaminhado ao Hospital Santa Tereza e Áquila para o Hospital São Vicente, ambos em Guarapuava.
Perigo
No acidente, o produto que estava sendo carregado – benzoclerol – caiu pela pista, causando apreensão, já que é um produto altamente tóxico, que causa queimaduras, e pode ser fatal se inalado ou absorvido diretamente pela pele. A alta periculosidade do produto fez com que técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da concessionária Caminhos do Paraná fossem ao local para canalizar o material, deixando-o longe dos transeuntes. Para tanto, foi feita uma contenção por meio de diques, que permitiu o desvio do material tóxico para a canaleta da pista, no acostamento, onde um reservatório conteve a totalidade do produto.