Quem tiver perdido documentos, objetos ou dinheiro, no Paraná, já pode registrar o boletim de ocorrência pela internet. Desde ontem, funciona a Delegacia Eletrônica, que também pode ser usada para denúncias.
O sistema ainda não permite comunicar crimes, que continuam a ser registrados nas delegacias. No primeiro dia de funcionamento, o site www.delegaciaeletronica.pr.gov.br fez 160 registros.
As informações são analisadas por policiais, que as direcionam às delegacias responsáveis pelas investigações. A relação de ocorrência que poderão ser registradas pela internet será ampliada gradualmente.
Atualmente, a Delegacia Eletrônica recebe comunicados de extravios de documentos, aparelhos eletrônicos (como celulares e notebooks) e dinheiro, além de denúncias. Essas ocorrências representam 30% do que é registrado nas delegacias.
Fluxo
O objetivo do serviço é diminuir o fluxo de pessoas em distritos policiais. “Estimamos que mais de 160 mil pessoas por ano não precisarão mais ir até uma delegacia para fazer a queixa”, disse Flávio Arns, governador em exercício.
Para o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, a iniciativa permite liberar policiais de funções administrativas para atuarem no combate à violência.