Uma operação conjunta realizada ontem, pela Receita Federal e Polícia Federal (PF), apreendeu uma remessa de 144 equipamentos eletrônicos, importada clandestinamente e que estava sendo vendida em três lojas no centro de Curitiba. A mercadoria apreendida foi avaliada em aproximadamente R$ 1,5 milhão e encaminhada à PF.
De acordo com os agentes da operação, o material apreendido – notebooks, DVDs, filmadoras, máquinas fotográficas digitais e material de informática – entrou no País de forma clandestina, sem o pagamento de impostos. Na operação, os fiscais da Receita verificaram quais equipamentos colocados à venda estavam sem documentação, sem nota fiscal ou outras irregularidades. A maneira como os produtos entraram no Brasil ainda está sendo investigada. Segundo o inspetor da Receita em Curitiba, Arlindo Luiz Guerro, no momento da apreensão dos equipamentos, os responsáveis pelas lojas apresentaram notas fiscais “frias”. “Foi solicitada a documentação e apareceram notas fiscais falsas. Nenhuma das lojas solicitou regularmente a importação dos produtos”, destacou o inspetor.
Participaram da operação 16 funcionários da Receita, seis agentes e um delegado da PF que vistoriaram lojas nas ruas Emiliano Perneta, Marechal Floriano Peixoto e Monsenhor Celso.