A Blitz da Cidadania esteve em Guaratuba, na noite desta sexta-feira (15), e atraiu pessoas que puderam conhecer o trabalho da polícia em todo o Estado. De acordo com o coordenador da operação, coronel José Paulo Betes, a Blitz faz com que as pessoas conheçam melhor os serviços que envolvem a Segurança Pública. “Esta é uma grande oportunidade que nós temos que aproximar a população da polícia”, disse.
A veranista Janaína Tavares levou as duas filhas, de 10 e de 2 anos, para conhecer a Blitz. “É muito importante este tipo de ação, porque muitas vezes os pais estigmatizam o policial dizendo que se o filho fizer algo errado, a polícia vai pegar ou prender. As crianças têm que saber desde pequenas que os policiais protegem e dão segurança e não precisam ter medo”, disse.
Foram realizadas brincadeiras com as crianças e passados conceitos de cidadania. Desenho e pintura estão entre as atividades, e a banda do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) apresentou números musicais.
Na Blitz, diversos órgãos das Polícias Civil e Militar participam com o objetivo de aproximar as pessoas da polícia e fazer que elas conheçam o trabalho realizado. Estão envolvidos na ação o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, Batalhão da Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Divisão Estadual de Narcótico (Denarc), Serviço de Investigação à Criança Desaparecida (Sicride), Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crimes (Nucria).
Para a delegada-chefe do Sicride, Ana Cláudia Machado, o espaço é importante para conscientizar os pais sobre alguns cuidados com as crianças. “É muito importante que as pessoas conheçam nosso trabalho de investigação à criança desaparecida. Além disso, os pais recebem orientações para evitar crimes contra crianças”, disse.
A Blitz vai passar por três cidades do Litoral até o final da temporada, sempre a partir das 19h.