Bebê morre por asfixia quando dormia

Uma criança, de apenas quatro meses, morreu asfixiada, na madrugada de ontem, em uma casa da Rua Domingos Antônio Moro, Jardim Primavera, no Pilarzinho.

A fatalidade aconteceu quando Gabriel dormia na cama, com os pais adolescentes – ambos de 17 anos. Quando eles acordaram, perceberam que a criança não respirava.

Os vizinhos chamaram o Samu, mas os socorristas encontraram a criança morta. Policiais militares do 20.º Batalhão comentaram que a principal hipótese é que o menino morreu sufocado pelos pais, que supostamente rolaram por cima dele enquanto dormiam.

Uma vizinha, que preferiu não se identificar, disse que o casal, apesar de bem jovem, frequenta uma igreja evangélica da região e ambos cuidavam bem da criança.

O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML). A Delegacia de Homicídios deverá instaurar procedimento para apurar a causa da morte e aguarda o resultado de exames complementares.

Inadequado

Especialistas não recomendam que bebês compartilhem a cama, nem com outras crianças. “O bebê não tem reação de defesa”, afirma a pediatra e coordenadora técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde de Curitiba, Cristiane Vardana Marangon.

Segundo a pediatra, o ideal é que a criança tenha o seu próprio espaço para dormir. “Isso é difícil entre as famílias carentes que dormem muitas vezes no mesmo cômodo. Mas a fatalidade pode acontecer também entre famílias de outros níveis sociais”, adverte a pediatra. Segundo especialistas, a possibilidade de morte súbita em bebês saudáveis diminui nove vezes quando eles dormem de barriga para cima.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna