O assaltante de carros-fortes Rogério Mattos da Luz, 36 anos, conhecido como ‘Batman’, fugiu pela terceira vez da Colônia Penal Agroindustrial (CPAI) do Paraná, em Piraquara.
A terceira fuga de ‘Batman’ se deu no dia 18 abril deste ano, um dia após obter o benefício que o transferiu da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP2), onde estava preso há um ano e três meses, depois de ser capturado no Rio de Janeiro.
O diretor da CPAI, Ismael Salgueiro Meira, disse que a colônia não é uma penitenciária, ou seja, o preso não fica em regime fechado e sim semiaberto, e isso facilita a fuga caso o indivíduo queira.
“Quando o preso vem para a colônia, ele vem para estudar e trabalhar e fica se tiver consciência, mas existem presos que não têm essa consciência e fogem. Estas pessoas que estão aqui cumprem as normas legais que lhes dão o direito de sair do regime fechado e, neste caso, o juiz tem que conceder a transferência para o semiaberto”.
Meira afirma que os presos são monitorados na CPAI, mas que é fácil fugir de uma unidade que não tem muro ou grades e que tem pouca iluminação. O diretor da CPAI disse também que, caso Rogério seja preso novamente, ele voltará ao regime fechado, já que com a fuga perdeu o direito de ficar preso em regime semiaberto.