Batalhão de Polícia de Trânsito pode acabar

A Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Militar estudam transformar o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), que atua somente em Curitiba, em departamento ou diretoria de trânsito estadual. A intenção é implantar o policiamento de trânsito nos batalhões de áreas, como já acontece na região metropolitana e no interior. Na capital, são três batalhões: 12.º, 13.º e 20.º.

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, pelo estudo, cada batalhão deverá ter viaturas exclusivas para o atendimento das ocorrências de trânsito, e os policiais desta área ficariam subordinados ao novo órgão. Não há prazo estipulado para definir se o projeto será posto em prática.

Atuação

O BPTran foi criado em 1952, com o nome de Serviço de Guarda Sinaleiro de Trânsito da Polícia Militar. Em 1979, policiais do batalhão foram destacados para substituir os funcionários do Departamento de Trânsito (Detran) no levantamento de locais de acidentes, em Curitiba, o que vem sendo feito até hoje. O BPTran também fiscaliza, orienta e controla o tráfego.