Batalhão de Polícia Ambiental fecha fábrica de balões em Curitiba

O Batalhão de Polícia Ambiental (Força Verde) fechou, nesta sexta-feira (13), uma fábrica de balões que funcionava numa casa residencial no bairro Boqueirão, em Curitiba. No local, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão e encontraram material que deu para lotar um caminhão.

Uma pessoa que estava na casa foi encaminhada junto com o material apreendido para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para prestar esclarecimento. Durante o tempo em que os policiais estiveram na casa fazendo a apreensão do material, o advogado do principal suspeito de ser o dono dos balões informou que ele pretende se apresentar.

A Força Verde chegou até o endereço, na Rua Bom Jesus de Iguape, a partir de denúncias anônimas. Com as informações foi possível solicitar o mandado de busca e apreensão junto ao Poder Judiciário, pois eram muitas as evidências da prática criminosa no local.

De acordo com o tenente Moisés Alves Nunes, entre o material apreendido, além de balões, há armações de ferro, velas, papéis de seda e todo tipo de material usado para a confecção de balões em grande quantidade. ?Também recolhemos dois álbuns de fotografias que mostram a atividade criminosa no qual é possível identificar a dimensão do comércio?, disse ele.

O artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98) prevê pena de detenção de 1 a 3 anos e multa para quem fabrica, vende, transporta ou solta balões que possam provocar incêndio nas florestas e nas demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano.

A pena pode ser aplicada isoladamente ou cumulativamente com a multa. De acordo com o tenente Nunes, a Força Verde vai aplicar a multa que varia entre R$ 1 mil a R$ 10 mil por balão, conforme o potencial destrutivo das peças. O total da multa a ser aplicada ainda não foi estabelecido.A Força Verde recebe denúncias pelo telefone 0800 643 0304.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo