O parque de recicláveis Terra Santa, localizado no bairro do Tatuquara e integrante do projeto EcoCidadão, da Prefeitura de Curitiba, foi assaltado a mão armada na madrugada desta quarta-feira (07).

continua após a publicidade

O parque estava em estágio final de acabamento de obras e deveria ser entregue à comunidade ainda nesta quarta-feira. Dois vigilantes da empresa Alpha, responsáveis pela obra e que estavam no local, foram rendidos.

Foram levados cerca de 520 metros de cabos de cobre, pesando aproximadamente 800 quilos, instalados nesta terça (06), gerando um prejuízo aproximado de R$ 60 mil. A ação criminosa envolveu perto de 20 pessoas.

A instalação elétrica estava prevista pela Copel para acontecer nesta quarta (07). Segundo a direção do Instituto Pró-Cidadania (IPCC), órgão responsável pela gestão do EcoCidadão, o prejuízo é muito grande.

continua após a publicidade

“Cerca de 30 catadores estavam mobilizados para o início das atividades. Além do prejuízo financeiro considerável, o ato prejudica a comunidade e as pessoas que esperavam para trabalhar”, afirma o superintendente do IPCC,Gerson Guelmann. O Instituto Pró-Cidadania informa que está tomando as medidas cabíveis e registrou boletim de ocorrência comunicando o caso à polícia.

EcoCidadão

continua após a publicidade

O projeto EcoCidadão funciona desde 2007 e tira da informalidade os trabalhadores que vivem da coleta seletiva de recicláveis na capital. O Instituto Pró-Cidadania gerencia os barracões do projeto e presta o suporte necessário para o funcionamento dos locais.

Atualmente, são 17 barracões do projeto espalhados pela cidade, mas outros cinco entrarão em operação em 2014. O projeto recebe 30% dos resíduos recicláveis coletados dos caminhões do Lixo que Não É Lixo de toda Curitiba.