Policiais federais, através de sua unidade especializada em patrulhamento fluvial e marítimo – DEPOM, em Guaíra, juntamente com militares da Força Nacional, apreenderam na manhã desta terça-feira (08), cerca de 240 caixas de cigarros sem documentação legal e o barco utilizado no transporte. A carga é avaliada em aproximadamente 115 mil reais.
Em diligências rotineiras no Lago Itaipu, próximo à entrada da “enseada Xororó” por volta de 07h, policiais avistaram um barco de grandes proporções seguindo rio acima. Ao perceber a presença da lancha policial, o condutor empreendeu fuga seguindo em direção à margem e abandonando a embarcação.
Em verificação à embarcação, equipada com motor de popa de 200HP, foram encontradas cerca de 230 caixas de cigarros de origem estrangeira, às quais foram transportadas até a Delegacia de Polícia Federal em Guaíra e posterior encaminhamento à Receita Federal do Brasil para contagem e demais providências pertinentes.
Outra apreensão ocorreu na noite de segunda-feira (07) por volta de 23h30, na BR 163, entre os municípios de Francisco Alves e Iporã, onde, em diligências fiscalizatórias no combate ao tráfico de drogas e contrabando, uma equipe de policiais federais abordou um veiculo Fiat Fiorino carregado com cerca de 60 caixas de cigarros sem documentação legal.
Inquirido o condutor, este informou que levaria a carga até Porto Camargo, no município de Icaraíma, desconhecendo o proprietário da mercadoria. A carga, o veículo que se encontrava equipado com rádio transceptor sem autorização legal e o motorista foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante e demais providências legais cabíveis.