A Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) deu resposta rápida a um crime de roubo ocorrido na madrugada de segunda-feira, contra uma residência no Jardim das Américas, em Curitiba. O receptador da mercadoria, Jeferson Souza da Veiga, 22 anos, foi preso em uma casa, no Cajuru, com praticamente todos os objetos roubados, cujo valor é estimado em R$ 40 mil. Para a surpresa dos investigadores da DFR, na moradia vistoriada foi encontrado armamento e munição que provavelmente são utilizados pela quadrilha para a prática de assaltos. Dentre as armas recolhidas pela polícia está um fuzil Sturm Ruger, calibre 223, de fabricação americana; um revólver calibre 38 (série especial); uma pistola de brinquedo e farta munição para pistola nove milímetros, revólver e também projéteis para o fuzil.
O roubo contra a residência foi divulgado na edição de ontem da Tribuna. Após o delito, os investigadores Luiz Heraldo, Geremias e Carlinhos, conseguiram obter informações que levaram até a descoberta de uma moradia no Cajuru que foi ?estourada? pela manhã. No local foram encontrados aparelhos de som, de DVD, computadores, filmadoras, roupas, dentre outros objetos que foram reconhecidos pela vítima.
Roubo
Por volta da 0h30 de segunda-feira, o jovem morador estacionou seu veículo importado em frente a residência, momento em que recebeu voz de assalto. Três homens obrigaram o jovem a entrar na casa e, em seguida, renderam os pais dele. Depois de escolherem os objetos mais valiosos da residência, carregaram toda a mercadoria em um BMW da família. O carro foi utilizado diversas vezes para o transporte dos objetos roubados para o esconderijo da quadrilha. Finalizado o trabalho de ?carreto?, a BMW foi abandonada na garagem da residência das vítimas, porém sem alguns acessórios. As rodas roubadas, serviram, inclusive, como prova contra o receptador, já que foram encontradas dentro do barraco, no Cajuru.
O delegado Rubens Recalcatti informou que as investigações estão voltadas para a identificação e prisão dos demais integrantes do grupo. Segundo ele, há participação de menores nos assaltos e um deles já foi identificado, mas está foragido. Pela descrição das vítimas, dois assaltantes aparentavam ser menores. ?A intenção é esclarecer outros roubos contra residências?, disse o delegado.
Jeferson também foi autuado por porte ilegal de arma. A apreensão do fuzil – que tem grande poder de fogo – impressionou os delegados da DFR, Rubens Recalcatti e Gil Tessarolli. Segundo eles, não é comum encontrar esse armamento em Curitiba. ?Não temos notícias de roubos cometidos recentemente na capital em residências onde quadrilhas utilizaram um fuzil?, afirmou Recalcatti. Para ele, isso pode ser uma evidência da participação deste grupo em outros roubos. O revólver apreendido também é produto de roubo.
Mais um
Embora seja incomum a apreensão de fuzil em Curitiba, na noite de segunda-feira outra arma de igual modelo foi encontrada pela Polícia Militar, junto com um pequeno arsenal. Um desconhecido, carregando um porta-violão, tratou de desaparecer ao ver uma viatura do Regimento da Polícia Montada. Ele caminhava pelo Capão da Imbuia, às 23h30, percebendo a presença policial, largou o porta-violão e sumiu. Dentro do objeto foram encontradas dez armas: cinco garruchas, duas espingardas, um revólver, uma pistola e um fuzil. As armas apreendidas foram entregues no 3.º Distrito Policial.