Armados com metralhadoras, fuzis e pistolas, cinco homens tentaram roubar, na tarde de ontem, um carro forte da empresa TGV que descarregava malotes em frente ao banco HSBC, nas Mercês. Vigilantes da transportadora de valores revidaram, dando início a troca de tiros em plena calçada da Avenida Manoel Ribas. Um bandido e dois funcionários da empresa foram baleados.
De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, titular da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), por volta das 13h, o carro forte estacionou em frente ao banco para descarregar os malotes.
Os quatro vigilantes foram abordados por, pelo menos, dois marginais, e houve troca de tiros. Populares que passavam pela rua foram obrigados a deitar no chão, e um vigilante, identificado como Ricardo Portes, 34 anos, foi baleado na cabeça e hospitalizado em estado grave. Outro funcionário da transportadora foi ferido no braço. No local a polícia recolheu capsulas de fuzil e de pistola calibre 380.
Depois do confronto os marginais fugiram, sem levar nada, em um veículo Mondeo de cor escura que dava cobertura à ação e que foi encontrado abandonado na Rua Dr. João de Oliveira Passos, Bom Retiro. No carro havia marcas de sangue, o que indica que um dos criminosos também foi ferido. O Mondeo foi roubado no domingo à noite em São José dos Pinhais.
Depois de abandonar o carro, a quadrilha roubou um veículo Fox de cor prata, na Avenida Mateus Leme. Policiais militares, da DFR e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) fizeram várias buscas, mas não encontraram pistas dos marginais. Todos os hospitais de Curitiba e da Região Metropolitana estão sendo monitorados pela polícia, uma vez que o bandido ferido deve ser levado para alguma unidade de saúde.
Outro
Há dez dias outro assalto bastante violento, ocorrido na Avenida Mateus Leme, Centro Cívico, mobilizou a polícia. Três indivíduos invadiram uma agência da Caixa Econômica Federal em pleno funcionamento, e quebraram uma das portas a marretadas. Cerca de 30 clientes estavam no banco quando o trio invadiu o local. Os dois seguranças foram rendidos e um deles desarmado. Durante a confusão, os bandidos, que estavam armados com duas pistolas e uma metralhadora, fizeram um cliente refém, obrigando os demais a se deitarem no chão. O trio esvaziou três caixas e fugiu
em um Gol preto. O carro foi encontrado minutos depois na Rua Amauri Langue Silvério, Pilarzinho. No veículo a polícia encontrou um pente de pistola e munição.