No primeiro assalto a banco do ano, no litoral, o alvo foi uma agência do Bradesco em Guaratuba, na manhã de segunda-feira (09). O roubo acabou com um bandido preso e um policial militar, um assaltante e duas testemunhas baleados. Uma das vítimas, supostamente cliente do banco, teve mal súbito depois de baleada e morreu.O dinheiro levado da agência, o colete e armas tomados dos vigias e um colete da Polícia Civil que estava com os marginais foram recuperados. Até a noite de ontem, três, dos quatro assaltantes, eram procurados pelas polícias militares do Paraná e Santa Catarina, com apoio da polícias rodoviárias Federal e Estadual.
De acordo o tenente Clayton Oliveira Lima, do 9.º Batalhão da PM, quatro marginais invadiram a agência por volta das 10h30. Renderam funcionários, clientes e vigilantes e levaram cerca de R$ 10 mil, além do colete balístico e dois revólveres dos vigias. Quando saíam, se depararam com uma equipe policial parando em frente à agência. Os marginais deram cerca de 40 tiros contra os policiais e 10 perfuraram a viatura. O tenente Lima disse que os PMs não revidaram, porque havia muita gente no local e havia o risco de ferir inocentes.
Colaboração |
---|
Policial militar ferido é atendido pelos socorristas. |
Feridos
Um sargento foi baleado na perna e uma soldado levou um tiro no colete, na altura da barriga, mas não se feriu. O sargento foi atendido pelo Siate sem risco de morte. Um cliente também foi atingido e, apesar do ferimento não ser grave, ele ficou muito nervoso e teve mal súbito. Morreu pouco depois no Hospital Regional de Paranaguá.
No meio do tiroteio, os policiais militares acreditam ter visto quatro bandidos embarcando num Honda Civic para fugir. Na saída da cidade, dois marginais desembarcaram e roubaram o carro de uma mulher. Antes de sair, deram um tiro nas nádegas dela. A mulher foi socorrida e não corre risco de morte.
Na Avenida Tiradentes, bairro Mirim, próximo ao aeroporto da cidade, os bandidos capotaram o carro recém-roubado e fugiram a pé em direção a um mangue. Houve troca de tiros com os policiais e um dos marginais foi atingido. Ele está internado no Hospital Regional de Paranaguá, sob escolta policial. O outro assaltante conseguiu escapar.
Colaboração |
---|
Imagem de uma das câmeras de segurança do banco revela a entrada de um dos bandidos. |
A dupla que ficou no Civic abandonou o carro e escapou. Existe a possibilidade de ter recebido ajuda de comparsas. Nos dois veículos, a PM recuperou o dinheiro levado do banco, as armas e o colete balístico dos vigilantes e apreendeu duas pistolas, calibres 40 e 9 milímetros, além de um colete da Polícia Civil. Uma metralhadora também foi achada dentro do mangue. A polícia investiga a origem do colete roubado da instituição e do Civic abandonado pelos bandidos.
Estatística
Segundo levantamentos do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana, depois de 24 roubos e tentativas de roubos a bancos que aconteceram em todo o Estado, neste ano, o de Guaratuba foi o primeiro assalto a instituições bancárias no litoral. Em 29 de abril um caixa eletrônico foi arrombado com maçarico, no centro de Matinhos. Três marginais foram presos em flagrante.
Colaboração |
---|
Bandidos capotaram carro durante fuga. |