Anderson Tozato
Silvio e Paulo, capturados após roubo a ônibus.

Três assaltantes menores de idade aterrorizaram um casal morador no Pilarzinho, na noite de segunda-feira. As vítimas, um professor universitário e sua esposa, foram amarrados, vendados e amordaçados pelos bandidos, que queriam armas e dinheiro. Dois dos três criminosos, de 16 e 17 anos, bem como Adriana Marins, 25 anos, acusada de receptar o material roubado, foram presos logo em seguida ao roubo, por policiais da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone).

continua após a publicidade

O casal chegava em casa, na Rua Humberto de Campos, no Pilarzinho, por volta das 18h30, quando foi dominado. "Ela ia no carro dela, na frente, e por eu ter ficado parado num sinaleiro, chegou em casa antes de mim", contou o professor. Logo que a mulher encostou o carro no portão, os três adolescentes a abordaram, armados com um revólver calibre 38, e a levaram para dentro de casa. Como o professor chegava logo atrás, também foi rendido. O casal foi imobilizado e os bandidos escolheram o que queriam levar. Pegaram televisores, computadores, laptops, relógios, entre outros objetos, e os carregaram no Golf preto placa JGE-7885, da família. "Eles ainda me pediram armas e dinheiro. Eu disse que não tinha", contou a vítima.

O casal amarrado foi trancado no lavabo antes da fuga do grupo. "Quando percebemos que tinham ido, começamos a tentar nos livrar das amarras. E assim que conseguimos, chamamos a polícia", relatou o professor mineiro, que está há um ano com sua esposa, natural da Alemanha, em Curitiba. "Escolhemos a cidade pelo clima ser parecido com o da Alemanha, e também pela qualidade de vida. Sabemos que como em qualquer outro lugar existem seus perigos, mas nunca imaginamos que um dia fossemos virar vítimas disso", disse o professor.

Captura

Logo que foram acionadas, quatro viaturas da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), se dirigiram à região do Pilarzinho para realizar patrulhamentos. Uma das viaturas, ocupada pelos soldados Sinkis, Vilson e Daílson, além do cabo Gilberto, encontrou com três suspeitos abandonando o Golf na Rua Verônica Brudzinski, próximo ao Mercado Stresser. Quando viram a polícia, um dos indivíduos atirou contra a equipe e fugiu. Os outros dois foram capturados.

continua após a publicidade

Antes de eles abandonarem o carro, eles haviam deixado todo o material roubado na casa de Adriana, que por não saber explicar a procedência do material foi levada ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac – Norte), anexo ao 3.º Distrito Policial (Mercês), acusada de receptação de material roubado. Os dois adolescentes apreendidos, e a arma usada por eles – levados à Delegacia do Adolescente – foram reconhecidos pelas vítimas.

Mais dois entram pelo cano

continua após a publicidade

Outro assalto terminou com dois bandidos presos, no Jardim Social, na noite de segunda-feira. A dupla assaltou um ônibus que faz a linha Jardim Social-Batel, quando o coletivo havia acabado de sair de seu ponto final. Foram presos Sílvio Antônio Batista Júnior, 29 anos, que já tem passagem por furto, e Paulo César Eleutério, 28, que tem histórico criminal por uso de entorpecente.

Quando parava no segundo ponto do trajeto, na Rua Presidente Washington Luiz, um dos assaltantes deu sinal, como se fosse passageiro e quisesse embarcar. Logo que entrou apontou um estoque (faca improvisada com um espeto de churrasco e alguns pedaços de pano) para o motorista, dando voz de assalto. Logo em seguida se dirigiu ao cobrador e exigiu o dinheiro das passagens.

Os funcionários da empresa desconfiam que a dupla já tenha assaltado outros ônibus na região, por utilizarem uma arma parecida e o mesmo modo de agir. O motorista contou que já foi vítima de outros três assaltos e o cobrador de outros nove.