Cinco presos escaparam do Centro de Detenção Provisória (CDP), de São José dos Pinhais, na madrugada de ontem. Eles saíram pelo vão da coluna da janela. Pelos primeiros levantamentos, a perícia acredita que os detentos rasparam uma das colunas e retiraram um dos ferros. Em seguida, afiaram a ponta da barra, fazendo uma espécie de chave-de-fenda para ampliar o vão. Depois, se ensaboaram e passaram pela pequena abertura. O "trabalho" para a fuga teria iniciado na noite de sexta-feira.
Somente um dos presos que estava na cela permaneceu na cadeia. Os assaltantes Gilberto Alves de Assis, Cleverson dos Santos de Paula, Marlon dos Santos Pereira, Claudinei de Oliveira Silva e Thiago dos Santos Gomes escaparam. Três deles respondiam por roubo pela Comarca de Curitiba e dois por Campina Grande do Sul.
Buscas
Logo após a descoberta, a Polícia Militar foi acionada. Foi realizada busca na região, mas nenhum dos detentos foi recapturado até o início da noite de ontem.
A Secretaria de Justiça esclareceu que as circunstâncias e a responsabilidade da fuga serão apuradas pelo serviço de inteligência do Sistema Penitenciário. As visitas serão mantidas e o funcionamento da cadeia não será alterado.
O CDP foi inaugurado em dezembro do ano passado, com capacidade para 900 presos. Mas só abrigava 573, devido ao processo de transferência.
