O clima quente que atingiu Curitiba e região metropolitana, no mês passado, com as temperaturas mais altas do ano, não se repetiu no mundo do crime. Outubro foi o segundo mês mais calmo de 2012, com 109 assassinatos, média de 3,5 por dia. A capital registrou o menor índice dos últimos anos, com 40 mortes, 31% abaixo da média do ano.
Um dos motivos para a redução da violência é a diminuição de crimes em bairros ocupados pela Unidade Paraná Seguro (UPS). O Sítio Cercado, que tem média de quatro assassinatos por mês, não registrou nenhum caso no mês passado. Uberaba e Tatuquara tiveram mortes, porém menos que nos outros meses. Apenas a Cidade Industrial manteve a média mensal de homicídios, com nove casos. O bairro foi palco de uma chacina, no Conjunto Caiuá, onde três indivíduos atearam fogo nos ocupantes de uma residência (foto) e mataram quatro pessoas.
Na região metropolitana, a redução foi menor, principalmente por conta da violência em Colombo, que teve 17 assassinatos, e Almirante Tamandaré, com 11 mortes.
Números
Foram cinco mulheres assassinadas e seis suspeitos mortos em confronto com a polícia. Mais de 60% das vítimas tinham menos de 30 anos, e 40% dos crimes aconteceram nos sábados e domingos.
No ano, são 1304 assassinatos, 8,2% a menos que o ano passado.