Preocupados com o aumento do furto de carros, moradores do Água Verde instalaram placas, na Rua Assis Gonçalves, alertando para o perigo. Porém, para a surpresa de todos, recentemente dois dos três avisos foram roubados, evidenciando ainda mais o problema, que tira o sono de quem precisa estacionar na região.
Um balanço, referente ao primeiro semestre deste ano, mostra que o bairro é líder no número de furtos e também está entre os primeiros em roubos de carros em Curitiba.
Mesmo que o índice de furtos de veículos registre queda na capital, os roubos quando há emprego de violência aumentaram. É isso que mostram os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Nos primeiros seis meses de 2010, foram roubados 1.611 veículos em Curitiba, enquanto que, no mesmo período deste ano, o número subiu para 1.723.
Placas
Como o Água Verde é o bairro que apresenta mais perigo de furtos de carros, alguns moradores resolveram instalar três placas, alertando para o problema, na Rua Assis Gonçalves.
Porém, a estratégia não surtiu efeito e, recentemente, duas delas foram roubadas. De acordo com informações da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), as vias mais suscetíveis a esse tipo de crime são a Rua Rio Grande do Sul e a Avenida Silva Jardim. Os outros bairros com maior incidência de furtos são Boqueirão, Pinheirinho, Cidade Industrial, Centro e Mercês.
Roubos
Já em relação aos roubos, a região com mais registros é a Cidade Industrial (principalmente na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira), Boqueirão (onde a maioria dos casos acontece nas ruas Doutor Bley Zornig e Maestro Carlos Frank), Fazendinha e Água Verde.
Muito cuidado
O delegado Marco Antônio de Góes, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, aconselha os motoristas a adotarem algumas medidas de prevenção, que tornem mais difícil a ação dos assaltantes.
“É preciso estar sempre atento para evitar situações de risco. Os bandidos se aproveitam dos momentos em que o motorista está distraído para pegá-lo desprevenido”.
É recomendável prestar bastante atenção na hora de estacionar o carro ou ao se aproximar do veículo. “Se o motorista suspeitar de alguém, é melhor passar reto e não entrar no carro”.
Dar preferência a estacionamentos regulamentados, ao invés de parar na rua, e investir em equipamentos de segurança, como o alarme, são outras maneiras de evitar o furto, ressaltou o delegado.