No primeiro semestre deste ano, a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos aumentou em aproximadamente 20% o seu índice de recuperação de carros em comparação com dados referentes ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o superintendente Neimir Cristovão, nos seis primeiros meses foram registrados na DFRV 3.800 ocorrências em Curitiba e algumas localidades da Região Metropolitana. “Nosso índice de recuperação foi, em média, 20% maior que o mesmo período do ano anterior”, explicou o policial.
O crime de furto de veículos permaneceu no mesmo patamar mas o roubo, onde é aplicada violência contra o proprietário do carro, aumentou aproximadamente 5%. Os carros preferidos pelos marginais são os considerados populares e o mais visado continua sendo o Gol, seguido de perto pelo Pálio e o Uno. As camionetas também vêm se destacando como alvos principais dos assaltantes. Do início do ano até agora já foram levadas 472 camionetas. Esse número corresponde a mais de 10% das ocorrências da DFRV.
Outro dado que chamou a atenção dos investigadores é a preferência dos bandidos pela cor dos carros. Os mais procurados são os de cor branca, seguidos por cinza e vermelho. Em média, são levados diariamente pelos marginais, em Curitiba, entre 21 e 22 carros, segundo o superintendente.