Comandos educativos estão
sendo feitos nas estradas.

Este ano a maioria das mortes ocorridas nas rodovias federais, no Paraná, foi por atropelamento. Das 328 mortes, 108 foram deste tipo, o que corresponde a 33% do total. O trecho considerado mais perigoso é o da BR-277, que liga Curitiba a Paranaguá, quilômetro 80 ao 84, próximo a subestação da Copel. No local, os motoristas abusam da velocidade e os pedestres teimam em não usar a passarela.

A inspetora Maria Alice Polo, chefe da Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal, explica que o trecho é perigoso devido o adensamento populacional. Agora, na época das festas, a situação é mais grave, já que triplica o movimento de automóveis. São pelo menos 2.500 a mais trafegando por hora na via.

Geralmente os acidentes ocorrem devido a falta de prudência e atenção de pedestres e motoristas. Enquanto os condutores de veículos abusam da velocidade os pedestres ignoram a passarela instalada no local, arriscando a vida. “Mesmo que a passarela esteja a 500 metros é preferível usá-la”, afirma Maria Alice. Ela conta que tem gente que chega até a fazer a travessia alcoolizada. Nestas áreas, a inspetora aconselha o motorista a reduzir a velocidade e ainda dar sinal de luz ou buzinar para se certificar de que a pessoa que está querendo atravessar viu o veículo.

Pontos perigosos

A PRF também mapeou os pontos das estradas federais no Estado considerados mais perigosos, onde ocorrem a maioria dos acidentes com vítimas fatais. Na BR- 277 um dos trechos é o quilômetro 35, no início da Serra do Mar, onde começam a aparecer as curvas. Outro ponto crítico é o quilômetro 38, após o Viaduto dos Padres, devido também as curvas e risco de aquaplanagem. Nestes locais é recomendado atenção redobrada. Na BR-376, que liga Curitiba a Santa Catarina, os pontos mais perigosos são os quilômetros 671, 675 e 678. “Por ser reta as pessoas abusam da velocidade”, comenta Maria Alice. Para alertar a população sobre estes perigos a PRF está fazendo um comando educativo, entregando folders que ilustram as principais causas de acidentes. O primeiro comando foi realizado na véspera de Natal e o próximo será na véspera de Ano Novo. (EW)

Dicas de segurança

Aquaplanagem: Em caso de perda de contato entre os pneus e o asfalto causada por uma camada de água na pista, não freie, nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com a água reduzir a velocidade, até que você sinta que as rodas adquiriram contato com o piso.

Curvas fechadas: freie antes de entrar na curva, mas caso seja inevitável frear durante a curva, não pise no freio de uma só vez, dê leves pisadas acertando a direção do veículo. Leve em conta que você deve fazer a curva pisando levemente no acelerador para aumentar a aderência do carro ao chão.

Ultrapassagens: Em rodovias de pista simples e mão dupla, nunca ultrapasse em curvas ou lombadas. Só ultrapasse quando houver boa visibilidade e ampla margem de espaço para retornar à sua mão de direção com segurança.

Cinto de segurança: É obrigatório a todos os ocupantes. Menores de 10 anos devem viajar no banco de trás.

Sinais de alerta: Fique atento ao observar cones, triângulos e galhos de árvores na estrada para evitar novo acidente ou atropelamentos.

Condições do motorista: Dirija sempre com atenção. Não use álcool ou outras drogas antes de dirigir. Em caso de cansaço ou sonolência, pare e durma num local seguro. Se o percurso for longo, pare para descansar e relaxar. Respeite a sinalização.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal

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