Conflitos envolvendo gangues têm se tornado o principal problema para a polícia de São José dos Pinhais.
A disputa por território, pontos de drogas e até mesmo rixas sem sentido se transformaram em motivação para mortes.
De acordo com o chefe de investigação local, Altair Ferreira, a polícia conseguiu desarticular grupos dos bairros Cidade Jardim, Quississana e Vila Braga. Atualmente, a rivalidade entre Vila Independência e Iná está causando mortes como a dos adolescentes Cleiton e Giovane, na noite de quarta-feira. Segundo familiares das vítimas, foram mortos devido às más companhias.
A polícia acredita que Sinoberciano Rodrigues de Almeida, 42 anos, o ?Xiru?, seja o assassino.
As emboscadas e trocas de tiros entre os grupos das vilas Iná e Independência se acirraram desde o último domingo, quando Leomir foi assassinado a poucas quadras da Rua Almirante Alexandrino, ponto da dupla execução. Segundo a polícia, ele era comparsa de ?Tiaguinho? e foi apontado como o assassino de outro jovem identificado como ?Quin?, membro do grupo liderado por ?Xiru?.
Conforme o sargento Araújo, durante a noite de segunda-feira, quando o corpo de Leomir era velado, policiais do 17.º Batalhão fizeram patrulhamento na área. Havia a denúncia de que ?Xiru? apareceria no velório e faria novas vítimas. ?Devido à presença da polícia na área, ele não quis cumprir o planejado e deixou para hoje (quarta-feira)?, finalizou o policial.
Para tentar controlar as brigas entre gangues, a polícia vai agir com rigor. De acordo com o chefe de investigação, serão solicitadas à Justiça mandados de prisão aos integrantes desses grupos por formação de quadrilha.
Balaço na cabeça dentro do bar
Alberto Melnechuky |
Ricardo de Oliveira Bolino, 18 anos, foi baleado na cabeça. |
Quatro horas depois do assassinato dos adolescentes, mais um jovem foi executado em São José dos Pinhais. Ricardo de Oliveira Bolino, 18 anos, foi baleado na cabeça e morreu dentro de um bar na Rua Marechal Hermes, esquina com Rua Tavares de Lira, Vila Iná. O autor foi identificado pela polícia como Ronei André Lira Cardoso, 26 anos, e está sendo procurado.
De acordo com o chefe de investigação da delegacia de São José dos Pinhais, Altair Ferreira, Ronei chegou no bar em um Monza e entrou no estabelecimento com o pretexto de comprar cigarros. No local, arrumou confusão e, quando conseguiu se aproximar de Ricardo, sacou sua arma e atirou na cabeça do jovem. O autor foi reconhecido por testemunhas através de fotografias.
Eram apenas garotos
Marcio Barros
Alberto Melnechucky |
Cleiton morreu na hora. |
Os adolescentes Cleiton Cesar da Trindade, 15 anos e Giovane Bussine, 13, foram mortos a tiros na movimentada Rua Almirante Alexandrino. Os assassinos fugiram em um Vectra, com placa de São José dos Pinhais, sem queixa de furto. Giovane foi atendido pelo Samu e encaminhado ao pronto-socorro do município, mas chegou lá sem vida.
De acordo com policiais militares do 17.º Batalhão, a seqüência de crimes na região é resultado de uma disputa de poder entre dois traficantes. De um lado ?Tiaguinho? e, de outro, um homem identificado como ?Xiru?. Segundo o sargento Araújo, do 17.º BPM, a disputa é antiga, mas recentemente ?Xiru? jurou de morte todos os comparsas da gangue rival. ?Na semana passada, um rapaz foi morto, ele era comparsa do ?Tiaguinho?, agora, esses dois adolescentes?, contou.
A mãe de Giovane contou que o filho andava com a gangue e que havia saído de casa para conversar com uns amigos. ?Ele anda com essa gangue, mas não freqüenta a casa do Tiaguinho?, contou a mulher, sem saber que o filho já estava morto.
Um preso, outro solto
Valéria Biembengut
Policiais de São José dos Pinhais identificaram o suspeito de três homicídios ocorridos no município. Sinoberciano Rodrigues de Almeida, 42 anos, que também usa o nome de Sinobercino Rodrigues de Almeida, e é conhecido no mundo do crime, como ?Xiru?, está sendo procurado. Altair contou que a guerra começou, porque Leomir teria assassinado um garoto, conhecido como ?Quin?, há 15 dias, e foi morto por ?Xiru?.
Tiaguinho
Durante diligências realizadas pelas equipes de São José dos Pinhais, Tiago Felipe Pereira, 19 anos, o ?Tiaguinho?, foi detido em sua residência e encaminhado à delegacia, por porte ilegal de arma. ?Ele é um dos líderes da Vila Independência?, disse Ferreira. O detido negou envolvimento em qualquer crime.