Pedir para o intruso ir embora da festa de aniversário do filho teria sido o motivo do assassinato do jardineiro José Cordeiro da Cruz, 49 anos. Ele foi morto com um tiro no peito e outro no olho, no início da madrugada de ontem, na Rua Projetada, bairro Santaria, em Rio Branco do Sul. O corpo só foi encontrado às 7h, por um trabalhador que retornava do serviço.
O suspeito do crime é um homem conhecido como ?Toninho Castoio?, que está sendo procurado pela polícia.
A mulher do jardineiro, Santira Teodoro da Cruz, 55, contou que no sábado o filho do casal estava completando 19 anos. ?Ele nunca havia tido uma festa de aniversário e resolveu chamar os parentes e os vizinhos para comemorar a data. Todo mundo ajudou um pouquinho?, contou a mulher. Quando a festa já estava terminando chegou ?Toninho Castoio?, que, mesmo sem ter sido convidado, entrou na casa e se serviu, comendo e bebendo. Como já era tarde, os convidados foram embora, mas o intruso permaneceu na residência. Foi então que José solicitou que ele se retirasse, pois a festa já havia acabado.
?Toninho? não gostou, mas foi embora. José também se recolheu para uma peça nos fundos da moradia, onde costumava dormir. ?Estávamos casados há 31 anos, mas como ele gostava de beber, sempre se recolhia no cantinho dele, porque não gostava que as crianças vissem?, disse Santira.
Tiros
Nos primeiros minutos da madrugada, quando José já estava dormindo, a porta do cômodo foi arrombada e ele foi arrastado para fora até o portão, onde foi alvejado pelos disparos.
?Nós ouvimos os tiros, mas não imaginamos que era aqui em casa. Ficamos com medo de sair. O lugar aqui é perigoso?, comentou Santira. Pela manhã, um vizinho viu o corpo de José estendido no portão e avisou a família.
Só então a polícia foi acionada. O caso deverá ser investigado pela delegacia de Rio Branco do Sul.