Uma discussão incentivada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ter determinado a morte de Emerson de Souza Santos, 16 anos. O corpo do jovem foi encontrado caído dentro do quarto de um "amigo", localizado nos fundos de uma residência na Rua João Mendes Batista, Vila Maria Antonieta, em Pinhais. Nesse local havia quartos para a locação e um dos inquilinos – identificado apenas como Gilberto – é apontado como o autor do crime. Emerson foi morto a golpes de faca no peito e cabeça, ainda durante a madrugada de ontem. De acordo com informações obtidas pelos soldados Almeida e Filho, do 17.º Batalhão da PM, vítima e autor teriam passado o domingo juntos, conversando e bebendo, e saíram para ir num bar à noite. Um dos moradores do local contou que ouviu vozes por volta da 1h, mas que não aparentavam ser gritos por socorro ou de discussão. De repente, a algazarra cessou e ele dormiu. Os dois "amigos" não foram vistos chegando na moradia.
Corpo
Como não havia notícias de Emerson e Gilberto desde a noite de domingo e eles não haviam saído de seus respectivos quartos, no final da manhã de ontem, um outro inquilino resolveu chamá-los. No quarto de Emerson ninguém foi encontrado, mas no de Gilberto as marcas de sangue no chão e parede denunciavam que havia acontecido algo sinistro. Dentro do quarto, ao lado do colchão, estava o corpo de Emerson coberto por sangue. Na mão direita o rapaz segurava uma faca. A arma pode ter sido deixada pelo assassino ou Emerson foi surpreendido antes que pudesse utilizar a faca em sua defesa. Devido aos sinais de sangue por todo o local, os policiais acreditam que uma briga precedeu o homicídio. Os investigadores Redes e Juarez, da delegacia de Pinhais, também estiveram no local para obter informações sobre o caso.
Segundo eles, Emerson estava desempregado – seu último emprego foi como garçom – e residia há alguns anos no local. Já o suspeito havia locado um dos quartos há dois meses.